domingo, 1 de abril de 2012

Cores na arquitetura

É bem verdade que as cores causam diferentes sensações nas pessoas. A habilidade de saber usar a cor certa no lugar certo é uma arte. Principalmente na arquitetura e na decoração, porque os espaços têm o poder de induzir o nosso comportamento, influindo no bem estar ou apatia, estimulando ou relaxando.

Na arquitetura, as cores são usadas com o objetivo de quebrar a monotonia, aguçar emoções, estimular sensações e de deixar os ambientes mais alegres e acolhedores. A sua utilização pode interferir diretamente no projeto e, se usada corretamente, confere ao ambiente um toque especial. 



Em geral, as cores frias (azuis, verdes e violetas) dão efeito relaxante e introspectivo, são menos estimulantes e, por isso, podem com mais facilidade ser empregadas em grandes superfícies.


As cores quentes (alaranjados, vermelhos, amarelos e púrpuras) têm efeito ativo, estimulante e excitante:




A escolha das cores também deve levar em consideração a luminosidade do ambiente. O branco é a cor que neutraliza e clareia. Além disso, ele tem o poder de destacar as outras cores.




É a combinação de cores e texturas que minimiza ou maximiza esses efeitos gerais proporcionados pela predominância de determinadas cores no ambiente.

Abaixo listo algumas cores e seus efeitos quando empregados na decoração e arquitetura de interiores.

Decoração: Um ambiente todo Branco, dependendo da pessoa, pode trazer prazer e calma, e para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa também uma sensação de limpeza, até exagerada. O branco só é branco, quando recebe uma luz intensa direta. 



PRETO E CINZA

Decoração: É usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um “efeito especial “, tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto com pe direito muito alto de lojas, por ex.,, para a dar sensação de rebaixo. 



VERDE

Decoração: É uma cor muito usada . No chão, nos lembra da natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original.Em locais abertos, complementa madeira e jardins. 



AZUL:

Decoração: Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Mais escuro, transmite autoridade. Sendo usado em Portas e ambientes formais. 



LILAS/VIOLETA

Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor monocromática, pode cansar. 



LARANJA

Decoração: Inconscientemente, lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas. Abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.



VERMELHO:
Decoração: Muita atenção em seu uso, pois por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e ate exótico. Em demasia, se cai para na vulgaridade. 



AMARELO

Decoração: É muito usado para esquentar áreas escuras e para dar mais iluminação. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário