segunda-feira, 26 de março de 2012

Livro sobre arquitetura piauiense

A professora doutora Alcília Afonso (Kaki), em conjunto com alunos e ex-alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, lançou em 2009 o livro "Arquitetura Piauiense" e os cartões postais que tem como tema a arquitetura de cidades do norte do Piauí, como Campo Maior, Piracuruca e Parnaiba.

Casario em Amarante. Desenho: Valério Araújo. 

A idéia do livro/ caderno de desenhos e da exposição "ARQUITETURA PIAUIENSE" é a de resgatar a produção arquitetônica piauiense através de desenhos, esboços e croquis realizados por alunos e ex-alunos da disciplina Arquitetura Brasileira 2, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Construção Civil e Arquitetura do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (DCCA/ CT/ UFPI) e que formam parte de um grupo de pesquisa intitulado "Amigos do patrimônio".
Casa eclética em Piaracuruca. Desenho: Bruno Andrade.



O grupo de pesquisa tem como objetivo investigar, inventariar, analisar e difundir o patrimônio arquitetônico piauiense, desenvolvendo como extensão, a produção de postais, ilustrados com desenhos a mão e textos; a realização de exposições e palestras didáticas na área enfocada, buscando sensibilizar a comunidade no sentido de (re) conhecer seu acervo, valorizá-lo e assim, o preservar.


Em um primeiro momento, foi realizada a série "Arquitetura em Teresina: 1852-2007" que teve uma tiragem de mil exemplares, e que rapidamente se esgotou, havendo sido distribuído em escolas, universidades e congressos nacionais. No ano de 2008, foi feita uma nova tiragem, com mais mil exemplares, da mesma série, que também realizou um trabalho de educação patrimonial, divulgando o acervo arquitetônico teresinense.



Ainda neste mesmo ano de 2008, foram produzidas duas novas séries: "Arquitetura Piauiense" e "Perfis Urbanos" com a tiragem de mil exemplares por série, editados também, como todos os outros, pela Editora Gráfica da UFPI que procuraram ampliar o campo das pesquisas realizadas, trabalhando com vários municípios possuidores de acervo histórico/ arquitetônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário